Formas de Conseguir mais subscritores no seu Feed

Formas de Conseguir mais subscritores no seu Feed


Uma das métricas a que dou mais valor num blog, é seguramente o seu número de subscritores RSS. Embora tenha sempre recomendado nunca apresentar o contador de subscritores antes de ter pelo menos 3 dígitos, a verdade é que considero muito mais importante e efectiva a apresentação de um contador com pelo menos 4 digitos. Primeiro constroi-se uma audiência, e só depois se tenta rentabilizar essa mesma audiência.

Essa é também uma das razões pelas quais nunca coloquei o contador de subscritores no blog, embora já tenha um número considerável de subscrições. Irei fazê-lo dentro 1 ou 2 meses, quando implementar mais algumas novidades aqui no blog.
No entanto, considero é irrelevante apresentar o número de subscritores ou não, na medida em que existem outras formas muito mais importantes e efectivas de conseguir angariar subscritores. Por isso mesmo, reuni hoje uma série de dicas que tenho vindo a utilizar com relativo sucesso, e que considero essenciais a todos aqueles, que como eu, desejam construir uma base de subscritores de qualidade.

1. SUBSCRIÇÃO VÍSIVEL NA HOMEPAGE
O primeiro ponto em que muitos blogueiros falham, é não colocarem a subscrição vísivel. Se por ventura quer que um utilizador subscreva, terá de colocar-lhe essa opção mesmo em frente dos olhos, caso contrário será díficil aumentar esses valores.
Quando iniciei este blog, a 6 de Fevereiro de 2008, a caixa de subscrição RSS estava num local bem diferente do que está agora, e com uma efectividade bem menor também. Mais tarde apercebi-me que era importante colocar a caixa vísivel e em grande destaque. Só dessa forma se conseguem resultados.

2. SUBSCRIÇÃO VÍSIVEL DENTRO DAS PÁGINAS
Outro factor importante e que leva muitos visitantes a subscreverem um blog, está relacionado com o número de vezes que eles visualizam a caixa/incentivo à subscrição. Torna-se extremamente importante colocar referências à subscrição do seu blog, dentro dos próprios artigos.

subscrever

Aqui no blog e dentro de cada artigo e cada página, aparece automáticamente esta barra de subscrição, que recomenda ao leitor que subscreva o blog por RSS Feed. Esta barra além de ser muito discreta, tem como objectivo relembrar o leitor de que existe a possibilidade de subscrever o blog e manter-se actualizado sobre tudo que vai sendo escrito por aqui. Para criar esta barra, utilizei o plugin What Would Seth Godin Do, sendo que é possível colocá-la no ínicio ou no final dos artigos.

subscrever blog

Para terminar e porque existem certamente leitores que fazem scrolldown e não chegam a ver a primeira barra de subscrição, termino sempre os meus artigos com um apelo a subscrição do blog. Este não faço com nenhum plugin. Limito-me a copiar o texto de um artigo para o próximo.

3. ARTIGOS DE QUALIDADE
O terceiro grande ponto é quase um cliché neste andanças. Se pretende que os seus visitantes subscrevam o seu blog, terá de lhes oferecer alguma coisa em troca. Neste caso seria providenciar conteúdo de qualidade, para que estes se mantenham interessados em acompanhá-lo regularmente via RSS Feed.
Uma das regras principais prende-se com a escolha do nicho de mercado. Quanto mais informado e experiente você for na sua área, maior será a probabilidade de produzir conteúdos que merecem ser assinados.

4. OFERECER UM INCENTIVO
Muitos blogueiros famosos, oferecem juntamente com as suas subscrições, icentivos que geralmente são eBooks, video-aulas, textos e/ou ferramentas, que são oferecidas após o utilizador subscrever o blog por email. Se por ventura não tem um incentivo para quem subscreve o seu blog, procure criar ou oferecer um.
Se utiliza Wordpress, poderá colocar esse incentivo no Footer dos seus RSS Feeds, recorrendo a dois plugins interessantes: Feedvertising ou FeedFooter.

5. PÁGINA DE SUBSCRIÇÃO
Hoje em dia é importante ter uma página de subscrição no seu blog, que se limite a informar o utilizador acerca das subscrições e das vantagens de subscrever. Se por ventura clicar no botão deSUBSCREVER que se encontra no menu de navegação deste blog, será levado directamente para a página de subscrição do mesmo, que lhe indica as opções disponíveis para subscrever, oferecendo inclusivamente uma subscrição por email imediata.

6. ESCREVER GUEST-POSTS
Embora possa parecer desajustado, a verdade é que a estratégia dos guest-posts é uma das formas mais eficientes de conseguir ganhar exposição e aumentar a sua base de subscritores com eficiência e regularidade. Foi essa a experiência que o Tárcio Zemel retirou no seu blog deDesenvolvimento para Web, escrevendo vários guest-posts aqui no Fique-Rico.
Para conseguir atingir essa meta, apenas tenha em mente que é necessário que o blogueiro forneça pelo menos um link para o seu blog e uma descrição das suas funções, no final dos seus artigos. Isso ajudará a impulsioná-lo enquanto blogueiro e autor.

7. PARTICIPAR EM FÓRUMS
A participação em fórums é hoje em dia uma das formas mais eficientes de conseguir ganhar novos subscritores para o seu blog, especialmente se estiver interessado em ajudar os outros utilizadores. Um membro que seja proactivo e que esteja constantemente interessado em ajudar os outros membros, poderá reunir uma audiência com relativa facilidade, ao mesmo tempo que ajuda os outros utilizadores fornecendo matérias da sua autoria. Aproveite e veja quais são os melhores fórums de discussão para webmasters.

8. NETWORKING
Uma das formas mais eficientes de conseguir ganhar credibilidade e notariedade num determinado nicho de mercado, é oferecendo aos utilizadores e aos outros autores, aquilo que eles tanto desejam. Sejam conteúdos, acessos, ajuda, ou qualquer outra coisa, é importante que você esteja empenhado em ajudar e tornar esse espaço numa referência.
Isso foi precisamente o que me aconteceu no Dihitt, onde sou um membro proactivo, o que acabou por fazer com que o Pablo me oferecesse um link permanente na sidebar do site, pelo reconhecimento do meu trabalho, e não por outro motivo qualquer. Indirectamente, isso traz-me novos subscritores para o blog, com toda a certeza.

9. NEWSLETTER WAY
Recentemente uma grande onda de probloggers começou a explorar a subscrição via newsletter, aplicando um pequeno Pop-Up no blog, que aparece por períodos limitados de tempo, e oferece ao utilizador a possibilidade de subscrever imediatamente o blog, sem que tenha de se chateado recorrentemente.
Embora eu não seja grande fã dos pop-ups, a verdade é que o Darren Rowse não se queixa.

10. OFERECER UM FEED COMPLETO
Um dos erros que infelizmente ainda vejo muitos blogueiros cometerem, é oferecerem aos seus leitores Feeds parciais, que na verdade convertem muito menos que os Feeds Completos. A não ser que o leitor seja mesmo apaixonado por aquilo que você escreve, a probabilidade de ele cancelar a subscrição é muito grande.
Ofereça uma subscrição completa aos seus leitores. Vai ver se a percentagem de conversões dispara imediatamente.

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