Erros ao criar um blog veja e evite as

Erros ao criar um blog

veja e evite as

1. FALTA DE ORGANIZAÇÃO

Quando se inicia um blog é necessário criar um mapa, seja ele mental ou em papel, com um esquema da organização que pretende dar ao seu blog. Qual o número de vezes que o pretende actualizar por semana, definir tempos para responder aos comentários e emails dos seus leitores, tempo para ler outros blogs dentro do seu nicho de mercado, entre outras coisas.
Se por ventura não se organizar logo desde o príncipio, rapidamente se irá aperceber das dificuldades que terá em actualizar o espaço regularmente ou pelo menos sentir-se motivado a fazê-lo. Quando não existem barreiras previamente estabelecidas, tende-se a fugir inconscientemente aos trilhos traçados.

2. COBRAR VALORES MISERÁVEIS

Uma das coisas que mais detesto ver em blogs que acabaram de entrar no mercado, é banners publicitários à venda por 1 ou 2€ por mês. Além de considerar isso uma estratégia completamente descabida, é também uma das formas mais simples de matar um blog à sua nascença.
Se pretende ganhar dinheiro com o seu blog, entenda que isso só irá acontecer após 6 meses de trabalho árduo. Ninguém faz dinheiro com um blog que acabou de entrar no mercado, e colocar espaços publicitários à venda por valores tão rídiculos pode passar várias imagens aos seus leitores:

1- o autor está desesperado para vender publicidade;
2- o autor está desesperado para ganhar algum dinheiro com o seu blog;
3- o blog não tem qualidade nem tráfego suficiente para exigir outros valores;
4- o valor apresentado é tão mediocre quanto a qualidade do blog;

Se não pretende expor-se de uma forma rídicula, evite colocar publicidade directa à venda até que tenha pelo menos 6 meses de trabalho executados, ou pelo menos 600/1000 visitas por dia constantes. Nessa altura já estará em condições de cobrar 10, 15 ou 20EUR por mês por um banner, o que será considerado um valor aceitável e consciente.

3. POUCA INVESTIGAÇÃO PRIMÁRIA

Quando se entra num determinado nicho de mercado, é provável que já existam outros “players” a explorar esse nicho, a partir dos quais você poderá aprender muito. Utilizar os seus colegas de nicho, dentro e fora do seu país, é uma forma efectiva de conseguir aprender as suas estratégias, movimentações e acções. Investigar como trabalha o “inimigo”, é primordial antes sequer de entrar no mercado propriamente dito.
Geralmente o que acontece em determinados nichos de mercado, é que o autor abre um blog e passa a escrever aquilo que já toda a gente escreve.

4. ESCOLHER O NICHO DE MERCADO ERRADO

Emparelhado com o ponto anterior, está a escolha do mercado onde actuar. Essa escolha muitas vezes está associada ao tipo de trabalho, tipo de mercado, concorrência, rendibilidade, actualização, entre outros factores que fazem distinguir rapidamente um bom nicho de um mau nicho.
No entanto muitos blogueiros e empreendedores online ainda não sabem fazer uma investigação de qualidade e bem antes de entrarem em determinados nichos que na verdade não são rentáveis e/ou exigem muito dos autores ao nível da publicação de artigos e constantes actualizações.
Se pretende entrar num determinado nicho de mercado, procure fazer aquilo a que chamamos a “
trial version“, ou seja, a versão de testes. Não perca demasiado tempo com ela e procure apenas sentir se esta é a solução ideal para si.

5. SER DEMASIADO PESSOAL

É bom ser-se amigável numa abordagem com um leitor, no entanto é necessário mantê-la profissional ao máximo. Quando se escreve um blog na primeira pessoa e se trata um leitor desconhecido por “tu”, poderão acontecer diversas reacções:

1- o leitor pode pensar que você não é profissional naquilo que faz;
2- o leitor poderá sentir-se incomodado com a forma como escreve;
3- o leitor poderá não se identificar com o seu estilo relaxado e acaba por deixar o blog.

Procure escrever de uma forma descontraida mas ao mesmo tempo formal e profissional. Não tenha medo de ser amigável, mas acima de tudo trate os seus leitores com respeito e profissionalismo. Além do mais, você nunca saberá quem é que o está a ler….

. INCAPACIDADE DE REAGIR ÀS DIFICULDADES

No mundo dos blogs e do blogging ainda são poucos os que conseguem vingar e tornar-se realmente em referências e autoridades nos seus nichos de mercado específicos. Esses que conseguem, são geralmente os mais batalhadores, aqueles que não desistem e também aqueles que conseguir reagir forte e rapidamente às dificuldades do seu empreendimento.
Diz o Technorati que 55% dos blogs que se iniciam diariamente nunca chegam a passar os 3 meses de vida. Isso acontece porque os seus autores não conseguem lidar com o facto de terem um audiência curtas, rendimentos miseráveis e poucos comentários no seu blog. Esse é o processo normal de crescimento de um blog, e todos aqueles que não o conseguirem interpretar de uma forma positiva, irão sofrer as consequências.

7. FALTA DE CRIATIVIDADE E INOVADORISMO

Quando se inicia um blog é necessário ter-se em mente que esta é uma corrida de longa duração. Poderemos estar a falar de vários anos a escrever artigos, a introduzir ideias e ferramentas, a procurar investimentos de qualidade, etc, etc, etc. A criatividade e o inovadorismo estãrão sempre de braço dado, e só aqueles que conseguirem realmente introduzir mais-valias aos seus leitores é que não terão de passar pela fase do declínio e da perda de autoritarismo.
Os blogueiros que tendem a adormecer em cima dos louros e dividendos colhidos, irão sentir na pele a concorrência e o inovadorismo introduzido pelos demais vizinhos.

8. NÃO UTILIZAR MÚLTIPLAS FONTES DE RENDIMENTO

Quando um blogueiro se limita a rentabilizar o seu blog com publicidade Google Adsense, rapidamente se irá aperceber das desvantagens de se ser tão limitado. Quando o dólar fica mais fraco, a sua conta é banida, ou o seu blog desaparece das pesquisas do Google, os seus rendimentos irão cair a pique.
Procure utilizar várias formas de ganhar dinheiro, sistemas de afiliados, entre outras, que lhe tragam rendimentos sustentáveis e acima de tudo constantes.

9. EXAGERAR NA FLEXIBILIDADE

Embora existam dias em que não se está criativo ou com vontade de trabalhar, isso só é possível se você tiver a flexibilidade devidamente planeada (ver ponto nº1). Falhar um dia ou outro dificilmente lhe trará problemas, mas seguramente que o irá atrasar relativamente aos demais concorrentes.
Procure manter-se organizado e flexível, não exagerando da procrastinação. Se continuar a adiar tarefas, ideias e artigos que deveria ter feito há alguns dias, rapidamente irá afundar-se na sua preguiça.

10. NÃO FAZER AQUILO QUE REALMENTE GOSTA

Embora existam nichos de mercado extremamente rentáveis, a verdade é que se não operarem numa área do seu interesse, rapidamente se irão tornar num pesadelo e num enorme desgosto para si.
Na blogosfera e no empreendedorismo online, nem tudo passa pelo dinheiro. Preocupe-se primeiro em definir as áreas que lhe dão prazer, e só depois seleccionar aquela que lhe pode trazer mais benefícios ao longo do tempo. Se continuar a insistir numa área e num modelo de negócio que não gosta, o único caminho será desistir.

É importante tentar evitar alguns, ou praticamente todos estes erros. Eles são cometidos por muitos blogueiros e empreendedores online, que na grande maioria das vezes os cometem de uma forma negligente ou mesmo inconsciente.
Por ventura você já cometeu alguns destes erros? Se sim, quais?

1 Comentário:

Link disse...

Nos ajude a construir um blog de todos!
Por favor não encare esta mensagem como spam, sou leitor assíduo do seu blog e pensei em te convidar para conhecer o meu.

Bom dia! Meu nome é Antoani e faço parte da equipe do blog Link Premiado.

Já a algum tempo acompanho seu blog e vejo seus posts, como contribuição importante a blogosfera brasileira.

Lançamos a pouco o blog Link Premiado, um blog de todos e para todos e gostaríamos de convidá-lo para incluir seus excelentes artigos, no nosso blog (que esperamos que considere seu também).

O Link Premiado é um blog colaborativo que têm como objetivo primordial o sucesso do blogueiro brasileiro, somos todos iguais independente do nosso Page Rank ou pageviews.

Por favor nos dê a honra de publicar seus artigos no http://www.linkpremiado.com.br/ no menu “Envie seu Link” criamos a categoria “Dinheiro” para que possa compartilhar sua valiosa experiência com outros blogueiros.
Suas sugestões e dicas serão muito bem vindas também.

Oferecemos prêmios, dentre eles R$ 500,00 para o post mais votado.

Sua contribuição é muito importante para nós.

Atenciosamente.

Antoani/Equipe Link Premiado

Addthis

Related Posts with Thumbnails

Blog Rankings

Mural Blog Blogs Mural Blog Blogs Technology Blogs - Blog Rankings Top Blogs

Mykotxtua

  ©Dicas de Informática - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo