Coisas Que Não Podem Faltar No Seu Blog

Coisas Que Não Podem Faltar No Seu Blog


Este blog: IttyBiz – é um bom exemplo. O blog é excelente. A autora tem um estilo próprio de escrever, o blog é cheio de personalidade, informação útil, boas idéias, etc, etc, etc. O blog é muito bom mesmo, não tem desperdício.

Mas. O blog não tem categorias, tags, arquivos nem lista de posts recentes. Para completar, não há nem sequer um sistema de busca. A única navegação que ele oferece são os links de “post anterior” – “próximo post”, e 5 posts relacionados, que aparecem no rodapé de cada texto. Então, você me diga: como chongas eu encontro o conteúdo que está enterrado no blog?!

E “enterrado” não é forma de dizer. O IttyBiz começou em 2007. Tenho certeza de que ela tem toneladas de textos maravilhosos nos arquivos do blog – os quais são praticamente impossíveis de encontrar. O que é enormemente frustrante para mim, e com certeza afugenta pessoas menos persistentes, teimosas e cabeçudas do que eu.

Sim, o blog dela aparentemente é bem sucedido, tem leitores fiéis, bastante comentários, etc. No entanto, é inegável que essas deficiências na navegação do blog impedem que o sucesso do IttyBiz seja ainda maior. Se mais conteúdo estivesse acessível, seria mais fácil conquistar mais leitores mais rapidamente. Seria mais fácil receber mais links, pois os leitores teriam mais posts aos quais linkar. E por aí vai.

Esse é só um exemplo. Tenho visto por aí blogs com o mesmo problema, nem sempre com a mesma configuração de carências, mas sempre com um deficit enorme na navegação. Por isso, resolvi fazer esta lista – para que o SEU blog bacanésimo não sofra do mesmo mal.

Os Imprescindíveis

Estes são os itens que não podem faltar de jeito nenhum, peloamordadeusaquemeilumina.

1 – Sistema de Busca

4 Coisas Que Não Podem Faltar No Seu BlogIsto é Basicus basicorum. Você PRECISA oferecer aos leitores e visitantes uma forma de encontrar qualquer coisa que eles queiram. Simples assim.

Dica: A busca do Google dentro dos blogs é uma reverenda bosta frita. Mesmo que você dê a opção de mostrar anúncios ou não, de realizar a busca só no seu blog ou em toda a web, ou qualquer das outras opções que a busca Google oferece, continua sendo uma porcaria. Tanto visualmente, como na qualidade e clareza dos resultados. De ser possível, evite.

2 – Posts Recentes

Ter uma lista com seus posts mais recentes na sidebar é importantíssimo. Ela permite que seu leitor saiba o que você anda escrevendo ultimamente, sem importar por onde ele entrou no blog – seja pela Home ou em um post qualquer, através de um link direto ou motor de busca.

Dica: Dez posts recentes é o número mágico. Mais do que isso faz com que o leitor “se perca” no meio de demasiados links, e menos expõe muito pouco conteúdo.

3 – Categorias

Categorias são a melhor forma de organizar seu conteúdo. Elas permitem que o leitor navegue nos assuntos que mais lhe interessam, sem ser tão específico como utilizando os resultados de busca.

Claro que isso depende de que você tenha categorias bem definidas e estruturadas, e que as use com parcimônia. O ideal é usar uma categoria em cada post; duas em casos excepcionais. Se você usa várias categorias em cada post, os arquivos das categorias vão acabar sendo redundantes – o que faz com que elas percam sua utilidade e sua razão de ser.

Quase ia esquecendo: em hipótese alguma coloque os posts inteiros nas páginas de categoria. Só o excerpt (resumo) do post, e no máximo 10 resumos por página. Mais do que isso, ou pior ainda, os posts completos, gera páginas compriiiiiiiiiiiidas, que demoram séculos para carregar, e nas quais o leitor vai estar de saco cheio de navegar logo, logo.

Dica: Também não adianta ter 40 categorias. Isso fragmenta demais a navegação. Nem ter apenas 3 ou 4 categorias – você vai ficar com demasiados posts em cada categoria, e a navegação continuará sendo ruim. Eu recomendo entre 10 e 15 categorias, incluindo as sub-categorias.

4 – Posts Relacionados

4 Coisas Que Não Podem Faltar No Seu BlogUma lista de post relacionados no rodapé dos seus textos fisga o leitor, faz com que ele passe mais tempo no seu blog e navegue em mais páginas. Se você não tem uma, está perdendo muitas oportunidades – desde aumentar seus page views, até conquistar novos leitores fiéis.

Além disso, os posts relacionados são uma das melhores formas de “desenterrar” seu conteúdo – são um bloco de espaço onde textos antigos estão constantemente aparecendo. Por si só não resolvem muita coisa (como eu comentei no exemplo lá em cima), mas complementam de forma perfeita uma boa navegação.

Dica: Cinco posts está de bom tamanho. É uma boa quantidade de opções para o leitor clicar, sem que fique uma lista muito longa. Além disso, pense no título que vai colocar em sua lista – “Posts Relacionados” é o mais comum, mas uma frase curta que chame a atenção vai funcionar muito melhor.

Os Recomendáveis

Estas funcionalidades não são imprescindíveis, mas ajudam a construir uma navegação bem feitinha.

1 – Arquivos

Não são a coisa mais útil do mundo; afinal, ninguém está interessado em saber o que você publicou em Outubro de 2006 (digo, ninguém usa esse tipo de critério para procurar coisas). Mesmo assim, ter um sistema de arquivos bem organizado e limpo é uma adição recomendável, pois além de ser padrão (muita gente espera que você tenha arquivos, mesmo que não vá navegar muito neles), oferece a possibilidade de que o visitante veja um mês inteiro de posts de uma só vez.

Dica: As páginas de arquivos não devem mostrar mais do que um excerpt de cada post, e não mais de 10 posts por página, se você vai usar excerpts. Se quiser mostrar um mês inteiro em uma página, pelamor, coloque só os links dos posts. Aliás, na minha opinião, esse é o melhor formato de página de arquivos – uma lista de links.

2 – Links de “Post anterior” – “Próximo post”

Esses links, que geralmente são os títulos dos posts linkados, são outra opção bacana para mostrar mais conteúdo e dar mais opções ao leitor.

Dica: Os links podem estar no cabeçalho do post (antes do título), no final do post (antes dos comentários), ou no rodapé da página, antes do footer. No entanto, se você costuma ter muitos comentários, é melhor colocá-los no cabeçalho ou no final do post; caso contrário, o mais provável é que o leitor só veja esses links se for comentar, o que nem sempre ocorre.

A Grande Dúvida: As Tags

4 Coisas Que Não Podem Faltar No Seu Blog#confesso que não gosto de tags. Não lhes vejo muita utilidade, nunca vi. Não conheço ninguém que navegue usando tags, mas todo mundo coloca tags em seus blogs. De onde vem a idéia de que o visitante ou leitor usa as tags para alguma coisa, não sei. Já usei tags do Technorati e do BlogBlogs, e não percebi diferença alguma nas visitas ou page views, quando deixei de usá-las.

Eu uso tags por uma única razão: o Simple Tags, que é o plugin de posts relacionados que uso, funciona baseado nelas. Se não fosse por isso, eu não usaria tags em lugar nenhum.

No entanto, não tenho provas concretas de que elas não servem para nada, então listo-as aqui porque são um dos ingredientes “clássicos” da navegação. Se você gosta de tags, use-as; mas com bom senso, por favor.

  • Ter trezentas mil tags é inútil para a navegação. Seja parcimonioso e pense nelas como pequenas sub-categorias.
  • Ter tags redundantes – “blog” e “blogs”, ou “mídias sociais” e “social networking”, por exemplo – é mais inútil ainda.
  • Colocar tags demais em cada post também é contraproducente. O que o leitor vê é um amontoado de links sem atrativo nenhum para clicar.
  • Cuidado com os typos – cada vez que você coloca uma tag digitada errada em um post, criou mais uma tag, e está enchendo seu blog de porcarias.
  • O Blogger não tem tags. Ou melhor, tem, mas elas devem ser usadas como categorias, já que ele não oferece essa opção. Categorias são muito mais importantes do que tags, na navegação; e como eu disse, devem ser bem definidas e utilizadas de forma bem mais estrita do que tags.
  • A bendita Tag Cloud ou Nuvem de Tags não serve para nada. Sempre achei isso, e não sou a única:The Death of Tag Clouds (link via Lu Freitas)

0 comentários:

Addthis

Related Posts with Thumbnails

Blog Rankings

Mural Blog Blogs Mural Blog Blogs Technology Blogs - Blog Rankings Top Blogs

Mykotxtua

  ©Dicas de Informática - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo