Transforme vídeos em formato de alta definição veja no YouTube

Querendo ou não, já estamos na época dos vídeos em alta definição. Também identificados pela sigla HD (High Definition), já há alguns meses o YouTube utiliza esses vídeos como um dos novos padrões.

Dessa forma, os navegantes do site que têm conexões mais velozes podem aproveitar vídeos em excelente qualidade de definição. É uma boa adição ao serviço até pelo fato de várias televisões novas trazerem consigo um canal YouTube.

Neste tutorial você confere como é possível converter vídeos de várias resoluções diferentes em HD para que o YouTube os suporte.

Preparando o material

Antes de começar a conversão, tenha em mãos o vídeo que você quer transformar em HD. Se você já tem o arquivo pronto, pode prosseguir com o tutorial. Entretanto, se gostaria de usar o conteúdo de um DVD, é necessário extrair o vídeo antes, com algum programa como o WinX DVD Ripper, CloneDVD ou FormatFactory.

Para converter os arquivos com este tutorial você precisa ter instalados em seu PC: K-Lite Mega Codec Pack eFormatFactory.

O meu vídeo já está em HD (1280x720 pixels)

Se o vídeo já estiver com o tamanho correto para envio HD (alta definição) no YouTube, então você não precisa fazer absolutamente nada além de convertê-lo para o melhor formato possível. Segundo o YouTube, é recomendável vídeos no formato H.264 (eles têm extensão .MP4), duração de 10 minutos no máximo e tamanho de arquivo menor do que 1 GB.

Para converter no formato citado acima você pode seguir os mesmos passos que serão mostrados a seguir.

Convertendo vídeos em resoluções diferentes

É claro que, como o HD é um formato widescreen, o ideal é você ter um vídeo com esse aspecto, seja de resolução maior ou menor. Mas, se o aspecto for diferente (como 4:3), o resultado é um vídeo no formato quadrado, com barras pretas no lado ou esticado.

Para começar, abra o FormatFactory, clique na guia "Vídeo" do lado esquerdo da tela e selecione "Todos para MP4":

Clique em todos para mp4.

Clique em "Adicionar Arquivo" e procure pelo vídeo que você quer converter:

Adicione arquivo.

Agora vamos definir como o arquivo final deve ser. Clique no botão "Configurações de Saída":

Clique em Configurações de Saída.

Primeiramente, certifique-se de que a opção "Codificar Vídeo" está como "AVC (H264)". Depois, escolha o "Tamanho do Vídeo". Como o que queremos é um vídeo HD, deixe a opção como "1280x720 HD Device":

Escolha o tamanho do vídeo.

Agora é hora de definir a qualidade do vídeo. A taxa de bits é a quantidade de espaço que o vídeo vai usar por segundo. No programa, 1024 seria 1MB por segundo, por exemplo. Como estamos deixando em HD, é necessário usar uma taxa de bits relativamente alta, pelo menos 1024:

Defina a taxa de bits.

"FPS" são os quadros por segundo. Para que não aconteça nenhum problema no vídeo, como engasgamentos, o recomendável é deixar "Padrão":

Deixe FPS em padrão.

"Aspecto" é o formato do vídeo na tela. 4:3 é um vídeo fullscreen, enquanto 16:9 corresponde a uma imagemwidescreen. É bom deixar a opção "Automático" selecionada. Caso contrário, seu vídeo pode ficar deformado.

Ou seja, se a proporção do vídeo de origem é fullscreen, o seu vídeo, depois de convertido, fica com barras pretas no lado e aparece somente no meio. Se você não se importa que o vídeo fique um pouco esticado e quer que ocupe todo o espaço para ele na tela, use a opção "16:9":

Aspecto automático.

As opções de áudio também são fundamentais. A "Taxa de bit" funciona da mesma forma que para o vídeo e determina a qualidade final. Um áudio de 128 a 256 KB já tem ótima qualidade:

Defina opções de áudio.

Depois de determinar as configurações de saída e voltar para a janela anterior, pressione "Opções":

Clique em Opções.

Aqui você pode selecionar uma área específica para a conversão do seu vídeo. Se você quer somente um trecho específico, basta definir qual o "Tempo Inicial" e o "Tempo Final" e pressionar "Ok":

Caso queira, é possível fazer cortes.

Quando todas as configurações já estiverem certas, o seu arquivo é adicionado à lista. Agora é só pressionar "Iniciar" e aguardar o processo de conversão. O seu arquivo é exportado para o local que diz "Saída". Para localizá-lo facilmente, clique em "Pasta de Destino" quando terminar a conversão:

Pressione para iniciar.

Enviando e visualizando no YouTube

O envio de vídeos para o YouTube em HD é feito da mesma maneira que qualquer outro convencional. Quando você manda um vídeo que está em resolução maior, a identificação do site é automática. Sendo assim, você não precisa se preocupar com nenhuma preocupação extra.

Depois que o vídeo for enviado, você nota uma nova opção logo no canto inferior direito da tela, para deixar o vídeo em três resoluções: 360p (640x360 pixels) , 480p (640x480 pixels) e 720p (1280x720 pixels). Para assistir em HD, é só escolher a última opção:

Assista o vídeo em alta definição.

......................................................

E o tutorial fica por aqui. Se você tem mais dicas relacionadas aos vídeos em alta definição e/ou usa outros programas, não se esqueça de comentar logo abaixo. Até a próxima.

0 comentários:

Addthis

Related Posts with Thumbnails

Blog Rankings

Mural Blog Blogs Mural Blog Blogs Technology Blogs - Blog Rankings Top Blogs

Mykotxtua

  ©Dicas de Informática - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo