Como usar o Twitter

Como usar o Twitter – um guia para iniciantes


Tutorial by Dicas Blogger-todos os direitos reservados

Quando comecei a usar o Twitter pra valer, eu me sentia perdida no meio de tantos símbolos e de uma linguagem toda peculiar. Percebendo que essa dificuldade é geral entre os novatos, resolvi fazer um guia para os iniciantes. Mas lembrem-se que:

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: TWITTER CAUSA DEPENDÊNCIA

Agora que vocês já foram devidamente avisados, vamos ao que interessa. O Twitter é considerado uma plataforma de microblogging e também uma rede social, onde os usuários enviam atualizações pessoais em um espaço limitado a 140 caracteres. As atualizações são chamadas de tweets e aparecem no perfil do usuário e de seus seguidores. Os seguidores, também chamados de followers, são as pessoas que seguem um determinado usuário. Parece complicado, mas não é. Os following me, são os usuários que eu sigo e osfollowers são os usuários que me seguem.

Existem diversas formas de se usar o Twitter: pelo site direto, através de programas para computadores, extensões para Firefox e aplicativos para celulares. No site, os recursos são mais limitados, mas é uma boa forma de começar.

twitter web

Na página inicial (home) podemos ver, à esquerda, os updates (atualizações) das pessoas que seguimos e a caixa para escrever os próprios tweets. À direita temos a foto do perfil, os números de following me, followers e updates. Mais abaixo teremos:

  • os replies, que são as respostas que recebemos de nossos amigos
  • as direct messages: são as mensagens ocultas (só o destinatário lê)
  • favorites : tweets que marcamos com estrelas
  • everyone: atualizações de qualquer usuário
  • following: avatares das pessoas que seguimos

Para responder a uma atualização, precisamos passar o mouse sobre ela e encontrar uma setinha que fica à direita; irá aparecer a mensagem reply to (nome do amigo) e na caixa de texto aparecerá uma arroba (@) na frente do nome dele.

replies

As mensagens pessoais só poderão ser enviadas a quem nos segue. Para encontrar o amigo que receberá a mensagem é só clicar em send a direct message.

direct messages

Uma nova moda entre os twitteiros é o re-tweet ou RT. Trata-se de uma forma de enviar a todos os seguidores um tweet recebido. Por exemplo, eu achei a notícia sobre a Telefônica relevante (:P) e resolvi enviar para todos os meus seguidores. Pelo site, tenho que escrever RT:@monthiel e copiar o texto dele.

retweet

Existem aplicativos que copiam o texto automaticamente, poupando nosso tempo.

retweet via twhirl

No caso do Twhril, basta passar o mouse no avatar do amigo, que aparecerão as opções replies, directs, re-tweet e favorites. Super prátco, não?

Twhirl – um ótimo aplicativo para Twitter

No TwitterFox – add-on para Firefox - é só clicar com o botão direito sobre o tweet a ser re-tuitado e ele aparecerá na caixa de texto. Daí é só enviar.

twitterfox

Como o espaço é pequeno, as urls sempre serão encurtadas automaticamente através doTiny URL . O Johnny Ken criou o migre me, que faz a mesma coisa, mas é 100 % nacional e ainda mostra um ranking dos tweets mais clicados e re-tuitados.

Existem também as tags (marcadores) que são antecedidas por um sinal #. Exemplos: #bjsmeliga #comofaz #medo #prontofalei #cparty e por aí vai.

Para procurar uma pessoa ou uma tag específica, basta clicarmos em search.Para mexer nas configurações do Twitter, é só clicar em settings :

Em picture, alteramos a foto e, em design, o plano de fundo e as cores da página.

Quando o Twitter fica instável, aparece uma baleia sendo puxada por vários passarinhos - o que levou os twitteiros a utilizarem o termo baleiando para qualquer serviço web que não esteja funcionando bem. Com o tempo a gente se acostuma.

Caso vocês queiram aprender a conjugar o verbo twittar, dirijam-se ao Usuário Compulsivo. Para escolher o melhor app (aplicativo) para o iPhone, dirijam-se ao App Store Blog. Eu uso oTweetie, que é pago; para quem deseja um gratuito, recomendo o TwitterFon. Aqui no Dicas Blogger vocês encontrarão várias formas de customizar o Twitter e de integrá-lo ao Blogger. Basta clicar no marcador twitter.

O Twitter não se tornou um sucesso por acaso. Alem de ser super divertido conhecer o dia-a-dia de pessoas de que gostamos (ou não), “pensar alto” e comunicar novos posts, o Twitter também se transformou em fonte de notícias em tempo real. Hoje mesmo eu estava redigindo este artigo, quando a minha conexão caiu e não voltou mais. Enquanto eu estava pendurada no 10315 da Telefônica, acessei o Twitter pela conexão EDGE do iPhone e descobri, via @monthiel, o incêndio em Alphaville. Com isso, economizei o tempo que eu levaria tentando falar no SAC da Telefônica.

0 comentários:

Addthis

Related Posts with Thumbnails

Blog Rankings

Mural Blog Blogs Mural Blog Blogs Technology Blogs - Blog Rankings Top Blogs

Mykotxtua

  ©Dicas de Informática - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo