Como Fazer Um Blog

Como criar um Blog De Sucesso.



O Google é definitivamente uma ferramenta poderosa. Meio mundo utiliza o Google numa rotina diária, para fazer pesquisas sobre tudo e mais alguma coisa. Quando geralmente necessitamos de saber alguma coisa, o Google encontra. Se você tem um blog, é um empresário individual ou produz conteúdos na internet, é importante que conheça bem a máquina Google a forma como ela trabalha. Se efectuar vendas pela internet, então é ainda mais importante saber que passos dar e de que forma retirar os dividendos “gratuitos” que o Google tem.

Ao longo dos últimos 5 anos, tenho intensificado a minha experiência com as mais diversas ferramentas do google, desde o motor de busca propriamente dito, ao histórico web, analytics, adsense, adwords, webmaster tools, google docs e todas as outras ferramentas do Google direccionadas para empreendedores online. É importante então saber passar esse conhecimento a outros utilizadores, para que eles não tenham de passar por todas as experiências e infortúnios que eu próprio já tive, e que provavelmente você também. A acumulação de experiência é importante, mas de nada serve se não a partilhar.

Existem dezenas ou centenas de técnicas e fórmulas para chegar aos melhores posicionamentos no Google, sendo que existem também algumas que são recorrentes e que resultam facilmente com qualquer website ou blog. Tenho experienciado diversos métodos e técnicas para chegar aos primeiros lugares no Google, e tenho conseguido resultados extremamente positivos, tanto com o Fique-Rico como com projectos exteriores. O nível de sucesso e retorno está invariavelmente associado ao tipo de nicho onde escreve, à qualidade do conteúdo que escreve, à audiência e ao nível da competitividade nesse nicho.

Este guia tem como objectivo a criação e rentabilização de um blog ou website em cerca de 12 meses, utilizando apenas o Google como fonte de rendimentos, visitas e tráfego. A duração dos resultados pode depender directamente da sua acção e/ou do facto de ser uma pessoa popular.

trafego google
Google Lidera Pesquisas - Imagem por ddablogimages

COMO CRIAR UM BLOG SUCESSO EM 12 MESES UTILIZANDO APENAS O GOOGLE

  • 1- Preparação de todo o trabalho.
    Prepare o trabalho antes de se iniciar na blogosfera ou no mundo dos websites. Escreva num bloco de notas conteúdos suficientes para cerca de 50 a 100 artigos, e prepare tudo antes de efectivar o blog e de o começar a agregar no Google e em outros motores. Prepare também todas aquelas páginas estáticas que irá ter de desenvolver:
    Politica de Privacidade, Contactos, Publicidade, Sobre o Autor, etc.

  • 2- Nome para o Domínio.
    Preocupe-se principalmente em criar uma marca, ao invés de criar um domínio com palavras-chave. Você pretende criar algo como o Google.com e não como PesquisasdeKeywords.com. Há casos diversos na internet de empresas que começaram com domínios unicamente a pensar nas keywords e que mais tarde viriam a trocar de domínio por uma questão de branding. Foque-se numa imagem de marca que transmita qualidade e esqueça para já a
    história das keywords.

  • 3- Design do Blog ou Website.
    Quanto mais simples, melhor. O Google gosta de páginas simples, leves e com grande foco no conteúdo e na qualidade do conteúdo. Tente de uma vez por todas, ficar de fora de técnicas e ferramentas como o Flash, dom, Java ou Javascript.
    A sua página de passar todos os testes de validação XML e HTML, baseada numa filosofia de simplicidade. Crie o seu blog ou website de uma forma lógica. Crie categorias e ferramentas que funcionem e que contenham as palavras-chave pelas quais gostaria de ser encontrado. Evite utilizar maneirismos e estilos poucos profissionais como “O Nº1 em Portugal/Brasil” ou “O melhor website de
    ganhar dinheiro e adsense”, bla bla bla. Analise bem o projecto do Google: Simples e Directo. É disto que os utilizadores realmente gostam.

    A velocidade do servidor onde tem o seu blog ou website é também muito importante. Se a sua página demorar mais de 5 segundos a carregar, você provavelmente irá perder cerca de 10% dos paraquedistas que o visitam pelos motores de busca. Nunca se esqueça que um utilizador que procura é geralmente impaciente. Procure subscrever um serviço de qualidade, mas acima de tudo, criar um blog ou website livre de demasiadas imagens e elementos gráficos que o façam demorar muito a arrancar.

  • 4- Peso da Página.
    Quanto mais leve for a sua página mais rapidamente é carregada pelo browser. Se conseguir criar um blog completo com um peso inferior a 15k, óptimo! É importante perceber que existem ainda muitos utilizadores que fazem navegação na internet através de modems 56k, e há actualmente uma grande componente de utilizadores que já fazem uso de serviços 3G, quer seja em portáteis ou em telemóveis. Para todos eles, é importante que a sua página carregue rápido! Muito rápido!

  • 5- Conteúdo.
    É importante que
    escreva com alguma regularidade no seu blog ou website. Se conseguir colocar 1 ou mais conteúdos por dia, perfeito! Escreva no mínimo entre 200 e 250 palavras por artigo. Os artigos mais desenvolvidos, geralmente, apresentam uma densidade de palavras-chave muito mais relevante para o Google.

  • 6- Densidade e Posicionamento.
    Esta é uma daquelas regras de ouro da optimização para motores de busca. Utilize uma ou várias palavras-chave no título do seu artigo, na tag de descrição, no header do artigo, em bold, em itálico, e utilize ainda uma densidade variável entre os 5 e os 20% dentro do corpo de texto do artigo. Leia este artigo com
    as melhores práticas de SEO.

  • 7- Links Externos.
    Criar links para outras páginas é cada vez mais importante aos olhos do Google. Por cada artigo que escreva, tente linkar para uma ou mais páginas com elevado pagerank e autoridade nessas mesmas palavras-chave. Isso irá ajudá-lo a criar reputação e visibilidade aos olhos do Google. Saiba
    como interligar os conteúdos e artigos do seu blog eficientemente.

  • 8- Links Internos.
    Utilize os artigos que produz para linkar de uns para os outros. É importante citar e referenciar diversas páginas do seu blog em outros tantos artigos. O objectivo que você procura, é o de conseguir receber 5 visitas por cada página, ao invés de receber 60 visitas numa única página. Por cada artigo faça uma ou duas citações a artigos relevantes e contextualizados com aquilo que está a escrever. Se está a falar de combustíveis, é lógico que crie links para artigos sobre gasolina, gasóleo e outros combustíveis fosséis, por exemplo.

  • 9- Coloque o seu projecto online!
    Não cometa o erro de ficar alojado nos serviços do Blogger ou do Wordpress. Compre um domínio próprio e um pacote de alojamento. Dificilmente irá gastar mais do que 15 a 20$ dólares por ano com isso. Tenha a certeza de que o seu blog ou website é indexado pelo Google. Se tiver dúvidas, recomendo que comece a utilizar o serviço
    Webmaster Tools do Google. Não coloque o seu blog ou website online sem estar devidamente configurado e recheado com qualidade. Colocar um espaço online só porque sim, ou por está com vontade de o apresentar aos seus amigos, é meio caminho andado para perder tempo…

  • 10- Submeter o blog ou website.
    É importante agora submeter o seu website nos motores de busca e directórios online. Depois de submeter nessa listagem que lhe recomendo, não mais irá necessitar de se preocupar com isso. Siga em frente e não pense nunca mais nesse assunto!

  • 11- Estatística e Tracking.
    É importante que faça uso de um software de recolha de estatísticas com qualidade. Sugiro a utilização do
    Google Analytics e do Google Webmaster Tools.

  • 12- Troca de Links.
    Faça trocas de links com outros blogs recentes, em nichos de mercado idênticos ou não. Procure utilizadores interessados em trocar links consigo, e não se foque demasiado nas respostas que não recebe ou nas rejeições que irá receber. Siga em frente, que num futuro próximo esses utilizadores irão linkar para si. Damos-lhe 10 dicas essenciais para conseguir uma troca de links com outro blog.

  • 13- Conteúdo – Parte 2.
    Escreva no mínimo um artigo por dia. Se conseguir que esse artigo seja de qualidade, tanto melhor. Foque-se em artigos intemporais e generalistas, que a grande maioria dos utilizadores irá apreciar ler. Se começar a focar-se em temáticas muito batidas, o mais certo é não receber o volume de tráfego que deseja e/ou que compense o esforço e dedicação.
    Utilize listas, como as que geralmente utilizo aqui no blog. Facilitam imenso a leitura diagonal dos paraquedistas que o visitam através do Google. Evite escrever texto maçudos em que não existem paragrafos, sub-titulos, citações e/ou mudanças de cor. Hoje em dia na internet a leitura não existe. O que existe é um scan de informação, pelo que quanto mais optimizada, melhor.

  • Temas para bloguer.
    Deixe seu blog com cara de profissional. Click aqui.

    Dicas de internet.
    Aprenda a usar a internet de forma segura. Click aqui.

    Como participar do twitter.
    O que é twitter e como participar.

0 comentários:

Addthis

Related Posts with Thumbnails

Blog Rankings

Mural Blog Blogs Mural Blog Blogs Technology Blogs - Blog Rankings Top Blogs

Mykotxtua

  ©Dicas de Informática - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo